O que você precisa saber sobre o controle do colesterol e triglicerídeos.


Colesterol é um tipo de gordura que está presente no nosso organismo e nos alimentos de origem animal: carnes, aves, peixes, ovos, leite, queijos, manteiga. É consumido sem percebermos uma vez que pode estar presentes em alimentos preparados e industrializados, tais como cremes, bolos, tortas, sorvetes, pães, empadões, hambúrgueres etc.

Use a gordura a favor da saúde

O nosso organismo, no dia-a-dia, também precisa de gordura, mas de boa qualidade e em quantidades moderadas.
• Prefira carne de boi magra, peixes e aves (frango, peru e chester) sem pele.
• Use leite e iogurte desnatados, queijos magros (ricota, cottage e minas).
• Use com moderação óleo vegetal (soja, milho, canola, girassol) e azeite de oliva.
• Prefira preparações ensopadas, cozidas, refogadas, assadas ou grelhadas em vez de fritas.
• Aumente o consumo de alimentos ricos em fibras, pois elas melhoram a função intestinal e ajudam a diminuir o colesterol do sangue. As fibras estão presentes nas verduras folhosas; em legumes como o quiabo, berinjela, abóbora, vagem, cenoura crua; nas frutas como laranja, tangerina, abacaxi, uva, maçã com casca, ameixa; nas leguminosas como feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico; nos alimentos integrais como pães, biscoitos, arroz, macarrão e nas farinhas como aveia e farelo de trigo.

Triglicerídeo é um tipo de gordura presente no sangue. Pode estar aumentado quando ingerimos calorias em excesso, seja sob a forma de gordura ou açúcar, como arroz, macarrão, biscoitos, pão e batata. É comum ocorrer em pessoas com o colesterol aumentado, em pessoas que fazem ou fizeram uso abusivo de bebidas alcoólicas, em diabéticos, em obesos, em fumantes e em pessoas que não fazem atividade física regularmente.

Além das dicas sobre o consumo de gorduras, devemos evitar o açúcar, doces, mel, melado, caldo-de-cana e refrigerantes. Não comer juntos na mesma refeição: pão, arroz, macarrão, farinha, fubá, batata, inhame ou aipim. Evitar o uso de bebidas alcoólicas e fumo.

Outras dicas para uma vida mais saudável
• Controle seu peso. Procure o nutricionista.
• Não fume. O cigarro aumenta o risco de doenças cardiovasculares.
• Beba, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia: água, sucos ou refrescos, porém fora das refeições.
• Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias ou na maioria dos dias da semana; a caminhada é uma boa opção.
• Não tome remédios nem interrompa sua medicação sem orientação médica.

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